O que é Kc


É a razão entre a evapotranspiração máxima ou potencial da cultura (ETc) e a evapotranspiração de referência (ETo), isto é:


ETc
Kc =
ETo


Já estamos com mais de uma década, ano a ano, organizando informações, seja discutindo-as nas mais diversas formas em cada um dos CONIRDs, seja como diversas matérias, entre elas as da Revista ITEM.
Nessas interlocuções, sempre se aflorou a necessidade de aproveitar ao máximo a experiência de cada profissional, criando uma base para que, com a colaboração de todos, se chegasse à melhor aproximação possível do Kc, para cada fase das mais diversas culturas, regiões e situações.
Trata-se de uma forma permanente de refinamentos, com os indispensáveis ajustes advindos da pesquisa, cuja mudança em cada Kc será sempre fundamentada na rede de trabalhos Brasil afora.
A ABID precisa do concurso de todos nesse trabalho, que tem tido a persistência do Dr. Paulo Emílio, e a cooperação de muitos, como um excelente embrião.
Diante desse histórico, a forma mais justa e mais adequada de todos retribuírem é participando desse continuado esforço, que resulta em mecanismos eletrônicos cooperativos, amigáveis e convidativos, e que cada um participe com o Kc mais apropriado no momento de elaborar o projeto, de manejar a irrigação ou de qualquer outra tomada de decisão. Essa experiência prática, com suas observações, é relevante, e serve para diversos cotejamentos e complementaridades, somados aos resultados da pesquisa, compondo tabelas com as melhores aproximações possíveis.
O cuidado para que haja os devidos créditos à cada contribuição será uma constante. Assim, na qualidade de presidente da ABID, conclamo a todos para um pronto comparecimento com contribuições oportunas e pertinentes.
Críticas e sugestões serão sempre muito bem-vindas.

                                                                                   
Helvecio Mattana Saturnino