A CAPA DA ITEM 122-123:

“Contemplo a beleza dessas paisagens e ganho novas forças para continuar divulgando a proposta da Codevasf, que é uma solução capaz de transformar o Semiárido brasileiro em uma região de riquezas a ser integrada ao cenário nacional. O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do São Francisco e do Semiárido Nordestino, fundamentalmente uma questão de opção governamental, pode evitar que milhões de brasileiros continuem condenados a viver na pobreza e na miséria. As ações que o compõem irão, certamente, proporcionar um futuro promissor. É ‘Virando a Página’ de uma realidade secular de falta de planejamento e vontade política para resolver o problema.” este pensamento do Dr. Airson Bezerra Lócio, ex-presidente da Codevasf (in memoriam), se soma ao símbolo do Conird, em chamada para o esforço conjunto da ABID, do Inovagri e da UFC, ao final de 2019 em Fortaleza, e traz, nesta edição, a estratégia e a importância do empreendedorismo em favor da agricultura irrigada, com destaques para a fertirrigação e para os estudos sobre a salinização dos solos, bandeiras defendidas por Lócio para o desenvolvimento do semiárido. aimagem e a vontade de “Virando a Página”são criações do ex-presidente da Codevasf, Airson Bezerra Lócio, e pertencem à Codevasf.


UM FÓRUM EM PROL DO SEMIÁRIDO


Em uma oportuna e muito providencial iniciativa do Deputado Federal General Girão, pelo Rio Grande do Norte, em seu primeiro mandato, foi organizada e formalizada a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, hoje com mais de duas dezenas de parlamentares, tem representantes de todas as Unidades da Federação e de 23 dos 26 partidos existentes. Isso redundou em imediatos desdobramentos, como os de pesquisar e organizar informações pretéritas e, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com a Comissão especialmente designada pela Codevasf, para atender à demanda dessa Frente, e com o concurso do Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, foi agendada a realização do Fórum para o Desenvolvimento do Semiárido 2020, em Mossoró, nos dias 3 a 5 de dezembro de 2020.

Para um disciplinado trabalho, foi concebido o Pentágono da Segurança. Assim, com o convite para a ABID cerrar fileiras junto a esse estratégico trabalho, nesta edição da ITEM estão duas matérias encabeçadas por essas lideranças, que explicam o que está em curso. Na prática, essas matérias explicitam a necessidade de muitas articulações com vistas aos equacionamentos dos problemas da seca e da miséria, promovendo a implementação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS).

A ABID, em um continuado trabalho já por duas décadas, em parcerias anuais com uma das Unidades da Federação, sendo de dois em dois anos com um dos Estados inseridos em políticas para o Nordeste, em 2007 atuou com o Rio Grande do Norte, com especial foco em Mossoró e região. Teve a ímpar oportunidade de receber um amplo leque de cooperações do Estado, do município hospedeiro, dos produtores e de suas organizações, bem como de diversos outros organismos privados e públicos, com especial destaque para a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa) que, além de diversas contribuições ao longo do ano, abraçou o trabalho da ABID e ombreou a realização do XVII Conird, em 2007, com o foco na Agricultura Irrigada no Semiárido, cujos registros estão nos Anais e na revista ITEM 74-75, que podem ser acessados em abid.org.br.

Mesmo diante das atuais incertezas por conta da pandemia da Covid-19, os diversos cancelamentos e adiamentos de eventos ao longo de 2020, todos os dirigentes e associados da ABID se sentem privilegiados em poder estar juntos dessa nobre empreitada. Assim, a partir desta edição, com artigos e diversas outras informações que têm ímpar importância para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Semiárido, esta realização haverá de ser um indelével marco como atividade anual da ABID.

Como presidente da ABID e pessoalmente, quero agradecer a uma plêiade de generosos amigos que, ao ensejo da realização conjunta do V Inovagri International Meeting e do XXVIII Conird, 2019, em Fortaleza, por me distinguirem com um troféu, como homenagem à nossa ABID. E, como um desdobramento, posterior a essa solenidade, convocaram a competente e amiga jornalista Genoveva que, por motivos de saúde, teve que deixar suas responsabilidades com a ITEM, já por mais de dois anos, para ela nos brindar com uma reportagem que está nesta edição. Além das interessantes histórias e do grande carinho de todos, está implícita a mensagem para que haja mais e mais atenções para o fortalecimento dos negócios com base na agricultura irrigada, cuja importância socioeconômica para o Semiárido e para o Brasil como um todo é de incomensurável valor.

Helvecio Mattana Saturnino
Presidente da Abid