Voltar

Quem Somos

A Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid) tem uma longa e importante trajetória de apoio e desenvolvimento da irrigação e drenagem no Brasil. Foi criada em 1972, com o intuito de ampliar o conhecimento sobre essas técnicas agrícolas e disseminar a irrigação no país por meio de ações continuadas no setor.

O estabelecimento, o desenvolvimento e a atuação da Abid nos primeiros anos foram fruto de um trabalho incansável de muitas pessoas, envolvendo ministros, presidentes de estatais, gestores e técnicos da área de irrigação. Destacam-se, nesse grupo seleto, dois técnicos que assumiram a responsabilidade da associação nos seus primórdios: o diretor-executivo Jader Fernandes de Carvalho e o secretário-geral Edison Alkmim Cunha, que, por muitos anos, conduziram os destinos da Abid, organizando, promovendo e consolidando a área de irrigação no Brasil.

O engenheiro Jader Fernandes de Carvalho era secretário-executivo do Grupo Executivo de Irrigação para o Desenvolvimento Agrícola (GEIDA), que foi criado em 1968 com a finalidade de planejar, orientar e supervisionar a atuação integrada dos sistemas dos órgãos federais nos setores de engenharia, agricultura e crédito vinculados aos Ministérios do Interior, da Agricultura, do Planejamento e Coordenação Geral e da Fazenda, alguns deles apenas existentes àquela época, visando ao desenvolvimento da agricultura irrigada.

Dentro dos planos de promoção da irrigação, foi criada a Abid, objetivando que o conhecimento e a disseminação da irrigação ganhassem continuidade; o que realmente aconteceu.

Importantes ações foram desenvolvidas para o cumprimento desse propósito, envolvendo participação de eventos e realização de visitas internacionais, promoção de treinamentos variados e apoio às iniciativas governamentais de incentivo à irrigação. Em 1976, a Abid promoveu o seu primeiro Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird); atualmente, o congresso está em sua 31ª edição.

Em 1977, a associação lançou o primeiro número da Revista ITEM (Irrigação e Tecnologia Moderna), publicação pioneira no ramo. De lá para cá, foram lançadas 123 edições da revista, que constatam grande sucesso em promover a irrigação, drenagem e agricultura irrigada no Brasil. Em 1978, foi lançado o Boletim Informativo, com tiragem mensal, que trazia as principais notícias, informações de cursos e treinamentos e informes técnicos, conectando toda a comunidade do setor de irrigação e drenagem.

Em 1988, sua sede foi inaugurada em Brasília, ato este que consolidou um espaço físico para os trabalhos administrativos da associação, incluindo a divulgação de informações gerais e tecnologias, a edição de publicações e a organização de eventos.

Na sua fase inicial, que corresponde à criação em 1972 até o final da década de 1990, foi gerida por um conselho e uma diretoria ligados à área governamental, com sede em Brasília. Ao longo desses anos, teve como presidentes inúmeras autoridades federais, como senadores, diretores de estatais, entre outras dirigentes superiores, sob a liderança permanente do diretor-executivo Jader Fernandes de Carvalho e do secretário-geral Edison Alkimim Cunha

Nos finais dos anos de 1990, o país passou por uma séria crise econômica e de gestão dos órgãos técnicos, que, de maneira muito forte, afetou os trabalhos da Abid. Como consequência, a associação também passou por uma forte crise, que culminou em uma perda de representatividade e de continuidade das ações realizadas de modo contínuo nos seus 18 anos de promoção da irrigação, da drenagem e da agricultura irrigada.

Na sua fase seguinte, que abrange os anos de 2000 a 2020, foi realizado grande esforço de reconstrução da instituição, sob a liderança do engenheiro agrônomo Helvécio Mattana Saturnino. Problemas diversos foram aos poucos sendo resolvidos, ocasionando uma recuperação institucional, trabalhista e financeira.

Em setembro de 2000, a Abid relançou o número 48 da Revista ITEM (Irrigação e Tecnologia Moderna), contando com grande apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, liderado pelo engenheiro agrônomo Antônio de Pádua Nacif, pelo entendimento da importância da técnica de irrigação no desenvolvimento da cafeicultura irrigada no Brasil. Até o ano de 2020, foram mais 75 edições de uma revista muito rica em conteúdo técnico e informativo, contribuindo para o debate sobre drenagem e irrigação e a promoção da agricultura irrigada no país.

Em 2001, a Abid retomou a organização dos congressos nacionais, com o XI Conird, realizado em Uberlândia-MG. Desenvolveu importantes parcerias na promoção conjunta dos Conirds nos estados, em especial, com o Instituto Inovagri do Ceará, e com a Feira de Irrigação Internacional do Brasil (FIIB), em São Paulo.

Em seguida, a denominada terceira fase iniciou-se, a partir de 2021, com um grupo de técnicos da área que criaram o slogan “Abid do futuro”. A equipe atual de direção é composta pelos seguintes membros: o presidente Everardo Chartuni Mantovani, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e o vice-presidente Antônio Alfredo Teixeira Mendes, da empresa NaanDanJain Brasil. Por sua vez, os diretores são: Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, do Instituto Inovagri Denizart Pirotello Vidigal, diretor da Revista Irrigazine e da Feira Internacional da Irrigação Brasil (FIIB); Durval Dourado Neto, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); Ricardo Gava, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp); Rodrigo Ribeiro Franco Vieira, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Lineu Neiva Rodrigues, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Maria Emília Borges Alves, também da Embrapa; Flávio Gonçalves de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Catariny Cabral Aleman, da UFV.

Nesta fase, foram definidas importantes prioridades básicas estruturais, como a organização e o planejamento administrativos e financeiros para subsidiar as atividades da associação, a organização dos próximos Conirds, a publicação da Revista ITEM, a organização e a ampliação do quadro de associados (individuais e empresariais), a estruturação de parcerias e representação junto a demais institutos, associações, confederações, órgãos estaduais federais, além da atualização do estatuto da Abid.

Nesse âmbito, a representação institucional do setor junto a órgãos públicos, comissões, associações, reuniões técnicas e eventos da área, além da representação internacional, da atualização e modernização da legislação relacionada à área de irrigação e agricultura irrigada, são prioridades importantes da Abid para com o setor agrícola do país. Nesse sentido, almeja-se a atuação de forma efetiva no planejamento adequado do crescimento da área irrigada brasileira com base em estudos técnicos e científicos, considerando as demandas do setor (barragens de terras, estudos integrados dos recursos hídricos, cursos e treinamento, representação estadual, apoio à atuação de ministérios e outras entidades no desenvolvimento do setor, campanhas de difusão de tecnologias eficientes de irrigação – incluindo projeto, sistemas, manejo – para pequenos, médios e grandes produtores) e o apoio de iniciativas de pesquisa em geral para o desenvolvimento do setor.

Em 2020 e 2021, a Abid promoveu, respectivamente, as 29º e 30º edições do Conird, em formato online, junto com o INOVAGRI Meeting Virtual, com grande sucesso de discussão dos temas propostos e de participação de técnicos e demais interessados de todas as partes do país.

Em 2022, o XXXI Conird foi promovido de 16 a 18 de agosto, em Campinas-SP, em uma parceria estratégica com a FIIB, com diversa programação técnica, além da comemoração dos 50 anos da Abid, envolvendo homenagens e o lançamento do livro “A irrigação no Brasil”, de autoria do engenheiro agrônomo Fernando Rodriguez. No livro, é apresentada de forma completa a história dessa importante evolução, vivida de perto pelo autor em todas as etapas do avanço da irrigação, da drenagem e da agricultura irrigada no país. Em agosto de 2022 também foi lançado o número 124 da Revista ITEM, durante o Conird.

Assim, a Abid realizou e tem realizado uma trajetória de sucessos nesses 50 anos, auxiliando no desenvolvimento do setor agrícola, que alcançou maturidade nos seus 8,2 milhões de hectares irrigados e cujo reconhecimento de sua importância se expressa na segurança alimentar, na grande expansão anual dos sistemas de alta eficiência de usos dos recursos hídricos e no grande potencial de crescimento nos próximos anos.

Everardo Mantovani





EMPRESAS ASSOCIADAS